É com satisfação que retorno a este tema, objeto de um Congresso que participei na Europa há alguns anos.
A experiencia Internacional nos dias de hoje vem se abrindo cada vez mais para empresas de qualquer porte, desde que haja aptidão para o correto gerenciamento. Estamos diante de um mercado globalizado onde um bom produto, desejável e inovador pode alcançar qualquer mercado literalmente, desde que a empresa busque o caminho certo e se prepare para a gestão interna desse desafio. Na verdade, as inúmeras ferramentas de mídia atuais ajudam na prospecção de mercados internacionais. As ferramentas gerenciais controlam os aspectos burocráticos da exportação e a logística envolvendo a remessa do produto.Ficou mais facil a exportação de bens e serviços a qualquer mercado, mas por óbvio, valem as leis de preços, qualidade, oferta constante e entrega no prazo.
Para a atuação em mercados internacionais é necessário inicialmente catalizar o impulso que decide por este meio e formatar o gerenciamento das atividades envolvidas. Comece definindo seus parceiros de assessoria. Escolha um bom escritório legal que tenha experiencia com aqueles países onde pretende atuar no mercado. Pesquise seu produto naquela localidade. Estude a logística. Prepare seu pessoal internamente para este novo tipo de gerenciamento. Siga roteiros que nos ensinam quais são os passos importantes. Temos no Brasil, por exemplo, o Livro do Prof.Nilson Hollanda, do Banco do Nordeste, que preceitua os aspectos relevantes para analise do lançamento de seus produtos ou serviços na seguinte ordem:
-mercadologicos
-economicos
-financeiros
-técnicos
Lembre-se que os mercados internacionais são necessitados de encomendas que sejam passiveis de serem embarcadas com regularidade. Não se pode oferecer e deixar de enviar quando solicitado novo pedido.
Nós da B&B LEGAL OFFICE apoiamos empresas na União Européia e nos estados Unidos. Recentemente inauguramos nossa matriz em Washington-DC, com filiais em Portugal, Brasil, Itália e Marrocos.
Tente! Vale a pena!